Converse com a nossa equipe   WHATSAPP         47 3351-4266

Teste Rápido COVID-19 na CIDMED


A CIDMED já tem o TESTE RÁPIDO do COVID-19 IgG/IgM! O teste rápido consegue trazer o resultado com mais eficiência e segurança que os testes convencionais de Covid-19. Assim, é possível realizar o tratamento dos sintomas o mais cedo possível caso seja diagnosticado.

Para saber mais ou agendar o seu atendimento basta entrar em contato com a nossa equipe.

Perguntas e Respostas KIT DE TESTE 2019-nCoV IgM/IgG

Quais profissionais de saúde estão aptos a realizar o teste?

R: Qualquer profissional de saúde está apto a usar o kit. Basta seguir corretamente as instruções de uso e passar por um treinamento simples. Além disso, deve possuir os materiais apropriados para realizar a punção capilar (furo no dedo) e para o descarte (todas as amostras devem ser consideradas como material contaminado).

Compartilhe este post





O produto pode ser comercializado para o público em geral?

R: Não. O produto é de uso exclusivo profissional.

Compartilhe este post





Quais as condições de armazenamento do teste?

Os testes podem ser armazenados e transportados em uma temperatura de 2 a 30°C, a embalagem de alumínio selado é válida até a data de vencimento declarada na embalagem, uma vez aberta, é válida por 1 hora.

Compartilhe este post





Qual é a diferença entre os testes PCR e os testes rápidos de detecção de Imunoglobulinas (Ig)?

R: O PCR é o padrão ouro definido pela OMS e é muito confiável, porém também apresenta um índice considerável de falso negativo, uma vez que depende da presença do vírus na nasofaringe e orofaringe dos pacientes. O PCR avalia a carga viral presente na amostra coletada. Os testes rápidos utilizam a imunocromatografia (ICG) e avalia a resposta do organismo ao vírus, independente da carga viral, determina presença ou ausência de anticorpos (IgG e IgM). Atualmente a principal limitação do uso de PCR é a questão do tempo para obtenção de resultado uma vez que a demanda é alta, seu custo elevado e necessidade de mão de obra especializada.

Compartilhe este post





Pode dar falso negativo?

R: Sim. Existe uma janela de falso negativo nos primeiros dias de infecção, correspondente ao tempo em que o organismo demora para identificar o patógeno e desenvolver os primeiros anticorpos. Em geral, essa janela pode durar de 4 a 10 dias. Dessa forma, é recomendado que o teste seja feito no mínimo 10 dias após o início dos sintomas e/ou contágio. Dependendo do quadro clínico do paciente, recomenda-se que o teste seja repetido de 1 a 3 dias depois.

Compartilhe este post





É eficaz para casos assintomáticos?

R: Sim. No entanto, deve-se respeitar a mesma janela de tempo entre o início da infecção e a produção de anticorpos.

Compartilhe este post





Se o paciente estiver com Influenza, o resultado pode ser alterado ou gerar um falso positivo?

R: Não, pois os anticorpos são diferentes a sensibilidade e a especificidade do teste é alta.

Compartilhe este post





O teste pode ser realizado em gestantes? Por esse motivo, pode dar alteração no teste?

R: O teste pode ser realizado em gestantes. Não há nenhum tipo de alteração, a não ser que haja alteração de curva vermelha da paciente como anemia.

Compartilhe este post





Existe idade mínima para realizar o teste?

R: Não. Porém, pode haver alteração no valor preditivo positivo e negativo, mas sem relatos até o momento. Em recém-nascidos é recomendado realizar a coleta de sangue no calcanhar.

Compartilhe este post





Como deve ser efetuado o descarte do material utilizado no teste?

R: Todos os materiais usados no teste devem ser considerados como amostra biológica contaminada, e desta forma, devem ser manuseados e descartados como material infectante.

Compartilhe este post





Existe algum tipo específico de agulha para perfuração?

R: É indicado o uso de lanceta estéril para punção capilar ou agulha estéril para coleta intravenosa. Deve-se limpar a região antes de realizar a punção e, caso seja no dedo, evitar apertar. Caso não saia sangue suficiente, fazer outro furo. Os locais mais indicados para punção capilar são: as laterais das polpas dos dedos, lóbulo da orelha e calcanhar (no caso de bebês, por exemplo).

Compartilhe este post





Em quanto tempo o resultado fica pronto.

R: Em média de 5 a 10 minutos. Após 15 minutos, o teste deverá ser descartado.

Compartilhe este post





Em caso de resultado positivo para IgG e/ou IgM , qual conduta tomar?

R: Todo resultado obtido como positivo deve ser notificado. A decisão posterior deve ser tomada de acordo com o quadro clínico do paciente. Se o paciente apresentar sintomas leves ou estiver assintomático, o isolamento deve ser feito em casa. Caso o quadro seja mais grave, o paciente deverá ser encaminhado a um hospital para orientação e acompanhamento médicos. Deve-se informar às pessoas que estiveram com o paciente a necessidade de ficarem em quarentena e observação por 14 dias. Maiores informações sobre Protocolo de manejo de pacientes infectados e medidas de prevenção e controle da COVID-19 podem ser obtidos no manual de manejo de pacientes do ministério da saúde.

Compartilhe este post





Compartilhe este post

Post a comment