A importância do processo de recrutamento e seleção tem ganhado destaque nas empresas de todos os portes e todos os segmentos.
Esse destaque deve-se a importância dada à contratação de profissionais qualificados e com competências socioemocionais, pois isto agrega valor ao capital humano e forma equipes de alto rendimento, capazes de entregar melhores resultados à empresa.
Processos de recrutamento e seleção bem executados são os grandes responsáveis pela formação de equipes de alto desempenho, que levarão a empresa ao estágio desejado. Em contrapartida, contratações equivocadas ocasionam uma série de transtornos e prejuízos para a organização, um exemplo clássico é o do aumento do índice de turnover.
Um dos aspectos mais importantes a ser verificado em um processo de seleção está relacionado ao alinhamento entre a cultura da empresa e do talento a ser contratado, o que passou a ser conhecido como fit cultural. Quando um talento possui valores diferentes dos valores da organização, é muito provável que problemas surjam. Também há grandes chances de não haver a aderência necessária para que um bom e longo relacionamento seja construído.
Além disso, o fit cultural proporciona mais comprometimento com o que deve ser feito na companhia e também cria-se um laço de respeito aos valores e, quando o talento é bem treinado, com certeza, entregará bons resultados.
Todo bom profissional de RH compreende a importância do trabalho em equipe, e que isto é indispensável ao sucesso. Se as equipes não forem bem formuladas, e não conter profissionais com diferentes perfis comportamentais, é provável que nunca atuem com alto desempenho. Uma equipe deve se complementar.
Logo, um processo de recrutamento e seleção eficaz deve garantir que o candidato seja contratado pensando também no alinhamento com a equipe no qual será inserido. Desta forma, o talento contratado deverá ter coesão com os demais colegas, apresentando um nível de habilidade de adaptação equivalente e complementar aos demais.
O turnover é um dos indicadores mais relevantes dentro do RH. É através deste indicador que mede-se o nível de rotatividade dos talentos contratados e se há alguma necessidade de ajuste no processo de seleção ou de produção. Quando há alta rotatividade a conseqüência é um alto custo financeiro com novo processo de recrutamento e seleção, treinamentos e tempo de adaptação na função do novo colaborador.
Ao fazer um processo de seleção assertivo, é provável que o talento permaneça por muito mais tempo na empresa. Ele se sentirá mais pertencente às práticas da organização e terá mais sinergia com os colegas de trabalho, isto é, se comportará verdadeiramente como parte de um time e não optará por sair da organização tão brevemente.
Além disto, é preciso considerar que quando o processo de recrutamento e seleção é bem feito, há uma melhora significativa do clima de trabalho. Isto porque, quando o profissional certo é contratado, o número de conflitos interpessoais diminui, pois ele se adapta com mais facilidade ao novo ambiente e à nova equipe de trabalho.
O clima organizacional nada mais é do que uma atmosfera que influencia e é influenciada pelos times. Quando existe um clima positivo, é bem provável que o trabalho seja realizado com dedicação e satisfação pelos próprios envolvidos.
Como fazer um bom processo de recrutamento e seleção?
Alinhe competência com a cultura organizacional
Como já falado anteriormente, os novos talentos devem possuir afinidade com a cultura da empresa. Para isso faz-se necessário que o profissional de RH conheça muito bem a cultura e os valores organizacionais e que também tenha equilíbrio ao avaliar um candidato afinal além do fit cultural, também é necessário analisar suas competências.
Compartilhe o processo seletivo com as lideranças
O líder, melhor do que ninguém conhece sua equipe de trabalho e entende quem possui um perfil adequado para fazer parte dela. Então, envolva os líderes na seleção, capacitando-os para que façam as perguntas certas, saibam reconhecer as competências nos talentos mais adequados.
Use ferramentas para o processo de recrutamento e seleção de talentos
É cada vez mais importante que o RH se atualize e busque ferramentas contemporâneas para selecionar pessoas. Desta forma será possível ter mais assertividade no momento da contratação e destacar-se da concorrência e contratar verdadeiros talentos.
Não faltam ferramentas atualizadas para análise de perfil comportamental, testes psicológicos e tipos de entrevistas para auxiliar nesse processo tão valioso dentro das organizações.
Construa uma marca empregadora forte
A construção da marca empregadora é uma estratégia usada por algumas das maiores empresas do mundo para a atração dos melhores talentos.
Para tanto, transforme os atuais empregados em verdadeiros promotores e disseminadores a marca. Incentive-os a falar bem da organização para amigos e familiares, contar suas histórias de sucesso nas redes sociais e fazer vídeos mostrando como é bom atuar na empresa.
Conclui-se então que recrutar e selecionar colaboradores para a empresa envolve etapas muito complexas e precisam estar alinhadas com a cultura organizacional. Por isso, o processo de Recrutamento e Seleção deve ser bem planejado e revisto para que esteja de acordo com o contexto e momento vivido pela empresa.
Pós Graduada em Gestão de Pessoas e Coaching e especialista em Psicologia Positiva.
Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.
Post a comment