Gestão por Competências
Para uma organização se sobressair no seu segmento, é imprescindível que as pessoas que compõem o seu quadro, sobretudo as estratégicas, estejam alinhadas com o propósito desta e apresentem competências necessárias para desenvolverem o seu papel com maestria, impactando, positivamente, nos resultados da organização.
Neste cenário, a Gestão por Competências acaba sendo uma aliada importante, propondo ferramentas que avaliam o colaborador desde o momento da contratação, se estendendo para o acompanhamento e promoção.
Mas, afinal, o que é uma competência?
Gestão = ato de gerir, administrar.
Competência = “conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa, e que se relacionam com seu desempenho no trabalho” (GRAMIGNA, 2007).
Assim, a definição de Competência, segundo Robaglio (2008), está baseada numa tríade conhecida como CHA, que são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que uma pessoa possui. Onde o conhecimento tem relação com a formação acadêmica, teoria. A habilidade está ligada a prática e ao domínio do conhecimento. Já a Atitude representa o comportamento humano (querer fazer). O conjunto de ferramentas capazes de promover o contínuo aperfeiçoamento dos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) de cada colaborador das empresas, com foco, critério e clareza, é chamado de Gestão por Competências.
Esta, por sua vez, permite alinhar e direcionar o capital humano de acordo com as estratégias da organização. Sendo assim, o Modelo de Competências precisa ser estabelecido em função dos requisitos que os colaboradores devem possuir para seguir tais estratégias, pois o objetivo principal da Gestão por Competências é o gerenciamento dos recursos humanos de maneira efetiva e estratégica.
A Gestão por Competências, é uma estratégia poderosa que auxilia o gestor na tomada de decisões, de forma imparcial e segura, sobretudo na seleção, promoção, remuneração e desenvolvimento de equipe, fornecendo norteadores, consistentes.
Frente ao cenário atual, com muitas empresas necessitando diminuir o seu quadro funcional, a Gestão por Competências passa a ser uma aliada importante para encontrar, na equipe, os perfis mais estratégicos para compor a nova formatação e gerar resultados com menos recursos.
Tudo isso é obvio para você? Minha experiência de mais de 15 anos como psicóloga organizacional, atuando em consultoria de Gestão Humana, nas organizações, vem me mostrado que, grande parte das empresas da nossa região não possuem um departamento de RH estruturado e, muitos dos que tem, não fazem nenhuma noção do que seja uma competência. Se você se identifica com este grupo de gestores e RHs e, tem interesse em ter uma equipe mais estratégica, sugiro se aprofundarem no conceito, aprendendo ferramentas para mapear competências, descrever cargos, estruturar entrevistas comportamentais com foco em competências e questionário para avaliar desempenho. Todas ferramentas norteadoras para a tomada de decisão em gestão de pessoas, para que os gestores, sobretudo RHs, estejam ferramentalizados e mais preparados para direcionarem as pessoas de acordo com a estratégia do negócio, buscando, cada vez mais, assertividade nesta busca, refletindo no resultado almejado.
Em suma, ser assertivo na escolha de uma equipe estratégica torna-se cada vez mais evidente e, gerir as competências desta equipe, torna-se imprescindível para tornar a sua empresa mais competitiva.
Psicóloga Organizacional – CRP 12/04920
Master Coach
Especialização em Psicoterapia Comportamental e Cognitiva
Especialização em Avaliação Psicológica
Post a comment