A plataforma digital foi implementada com o objetivo de garantir que os empregadores comuniquem ao governo todas as informações sobre seus funcionários.

Ou seja, os mais variados dados dos trabalhadores, ficando centralizados no ambiente do eSocial. Em geral, o lançamento da plataforma eSocial visava simplificar a comunicação entre empresas e Governo Federal. Teriam em uma única base de dados online as informações compiladas sobre os seus trabalhadores.

O SST no eSocial, nada mais é do que o envio de documentos dos colaboradores de uma empresa, para o governo, em relação a Saúde e Segurança do Trabalho. Documentando se os funcionários possuem ou não um ambiente de trabalho saudável e seguro.

Dentro do eSocial, há alguns eventos a serem cumpridos, neles cada empresa precisa cumprir obrigações diferenciadas que correspondem ao SST. E são 3 os eventos específicos de Saúde e Segurança do Trabalho:

• S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho
• S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador
• S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco.

Caso não sejam enviadas, a empresa corre o risco de receber multas de diferentes valores, então é necessário estar sempre acompanhando as datas limites para o envio dos eventos.

A CIDMED por meio de software oferece para as empresas dos mais variados meios a gestão dos processos de Saúde e Segurança do Trabalho para plataforma governamental. Enviando e monitorando os eventos.