O brasileiro gasta em média 4 horas e 40 minutos on-line nos celulares todos os dias.
Horas a fio com a cabeça baixa, os olhos fixos no celular e os dedos deslizando sobre a tela, alternando entre o WhatsApp e as redes sociais. É assim que boa parte das pessoas passa o dia. O uso incorreto de celulares, tablets e outros dispositivos móveis podem comprometer a boa postura de uma pessoa, ocasionando “text neck”, a síndrome do pescoço de texto.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial têm, teve ou terá dores nas costas provocados por problemas de coluna e postura errada. No Brasil, os dados também são alarmantes: cerca de 30% da população do País apresenta algum caso de dor crônica na coluna.
Em posição neutra, a cabeça de um adulto pesa entre 4,5 e 5,4 quilos. Dependendo inclinação da cabeça para utilizar celular, podem ser gerados um peso extra de 27 quilos sobre o pescoço. Segundo mostram as pesquisas, o brasileiro gasta em média 4 horas e 40 minutos on-line nos celulares todos os dias.
Como prevenir problemas causados pela má postura?
- Mude os hábitos diários, seja em casa ou no ambiente de trabalho;
- Evite debruçar-se sobre sua mesa de trabalho;
- Tente manter uma rotina de exercícios físicos: eles fortalecerão seus músculos;
- Sempre que possível, vale a pena alongar o pescoço para a direita e esquerda;
- Evite cadeiras muito macias;
- Rolos de espuma ou EVA para a região lombar (comprados em lojas de artigos ortopédicos) podem ser bons aliados no trabalho ou no carro;
- Escolha um colchão que mantenha sua espinha ereta;
- O travesseiro deve manter a cabeça alinhada ao pescoço e à coluna.
É importante tomar cuidado e buscar corrigir sua postura o quanto antes para evitar maiores danos futuros.
Post a comment