Converse com a nossa equipe   WHATSAPP         47 3351-4266

Afinal de contas, eletricidade é perigosa?


Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, com novos equipamentos e mudanças ocorrendo uma velocidade quase impossível de acompanhar.

Sem sombras de dúvidas essas mudanças, estão diretamente conectadas a energia elétrica. A descoberta e aperfeiçoamento de equipamentos elétricos, traz consigo todas as mudanças e vantagens dessa tecnologia.

Mas não podemos nos esquecer dos perigos que ela trouxe junto. Se voltarmos um pouco no tempo, no final do século XIX ocorreu a famigerada guerra das correntes, aonde Nikola Tesla e Thomas Edison, mostravam as vantagens e risco das tecnologias existentes, com demonstrações de força e perigo, chegando a eletrocutar animais e pessoas, para evidenciar os riscos da tecnologia de seu adversário.

A eletricidade é muito perigosa e pequenos valores de corrente elétrica, como um choque em uma tomada, pode levar a acidentes sérios e fatais. Porém devido ao fato desse item estar tão presente em nosso dia a dia, acabamos nos esquecendo do risco e expondo a nós mesmos e nossas famílias a esses riscos.

O choque elétrico, um dos principais riscos quando se fala em eletricidade, consiste na passagem de corrente elétrica através do corpo humano. Lembro-lhes que o corpo humano é composto basicamente de água e sais, e já é sabido que água e sal é um excelente condutor de eletricidade. Quando expomos o corpo humano a uma diferença de potencial (tensão), flui uma corrente elétrica através do nosso corpo e essa gera os mais diversos efeitos, como por exemplo, movimentos musculares involuntários, queimaduras, cortes, etc. em situações mais graves, pode chegar a paradas cardíacas, paradas cardiorrespiratórias e queimaduras em todas as partes do corpo.

E como se proteger?

Entre os principais fatores, que causam os acidentes elétricos, podemos citar, instalações elétricas malfeitas ou sem manutenção, desconhecimento e despreparo dos profissionais e usuários das instalações. Para isso é necessário um profissional habilitado realizar manutenções e inspeções cotidianas para garantir a segurança das instalações.

Em mais de 15 anos de experiência com instalações elétricas já encontrei os mais diversos tipos de instalação e infelizmente já vi muitos acidentes ocorrerem. Somente em 2019 segundo a ABRACOPEL (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), 697 pessoas perderam a vida em acidentes com eletricidade. E milhares de outras sofreram lesões devido a esses perigos.

Eletricidade não é brinquedo é um enorme risco e cuidados básicos precisam ser tomadas, nunca desligar equipamentos puxando pelo cabo, não manusear equipamentos estando molhado, sempre desligar o disjuntor antes de fazer uma manutenção, são somente alguns cuidados básicos que precisamos tomar.

Esse assunto é de extrema importância e será abordado muitas vezes ainda.

Compartilhe este post

Post a comment